Santos confirma David Dias

Fotografia: Eduardo Pedro
David Dias foi ontem apresentado como novo treinador da equipa principal do Santos FC, pela direcção do clube, chefiada pelo seu presidente, Ismael Diogo, na sala de conferências do Estádio dos Coqueiros. O técnico assinou por três temporadas e terá como adjunto o antigo internacional angolano Vata, que trabalhou, até há bem pouco tempo, com os escalões de formação. Durante o acto de apresentação, que contou igualmente com a presença de Oliveira Gonçalves, vice-presidente do clube, e demais membros da equipa técnica, com destaque para Paulo Tomás, chefe do departamento de futebol, Ismael Diogo sublinhou as razões que motivaram a sua direcção a apostar na contratação de David Dias.
“O facto de ser angolano, humilde e de gostar de trabalhar com jovens influenciaram a nossa decisão. Em segundo lugar, pelo trabalho que ele demonstrou no Recreativo da Caála, e também pelo facto de as suas exigências terem sido no sentido de apostar na formação e na descoberta de talentos, um desejo que vai de encontro à filosofia do clube”, justificou Ismael Diogo, reafirmando a aposta na promoção de jovens talentos. O líder dos santistas não poupou elogios a Mário Calado, ex-treinador da equipa, ao reconhecer o excelente trabalho que o técnico fez no Santos. “Mário Calado cumpriu o seu trabalho. No terceiro ano como treinador, não tivemos uma época melhor devido a vários factores, mas também não foi a pior”, admitiu o dirigente, assumindo algumas falhas logísticas e administrativas na última época, que influenciaram na má prestação da equipa.
Objectivos
O presidente do Santos aproveitou a ocasião para enumerar os objectivos da equipa, em 2011. Ismael Diogo voltou a descartar a questão do título de campeão do Girabola, justificando não haver, por enquanto, razões para o Santos FC lutar pelo título. O maior desiderato dos santistas na próxima temporada futebolística, segundo Ismael Diogo, prende-se com a conquista da Taça de Angola e na melhoria da classificação alcançada em 2010.“O grande objectivo é ficar entre os sete primeiros do próximo campeonato e revalidarmos o título na Taça de Angola. Para nós, esta competição tem uma expressão muito importante. Queremos disputar as Afrotaças e ir o mais longe possível”, assegurou o presidente do Santos FC.
O dirigente acrescentou que a excelente prestação da equipa nas Afrotaças de 2009, contribuiu para a projecção internacional que a equipa teve nos últimos tempos. “Foi graças à nossa boa participação nas competições africanas que o Santos mereceu o convite para disputar um torneio internacional na África do Sul, de 9 a 21 de Janeiro, com equipas de renome internacional, como o Ajax de Amesterdão, da Holanda, e o Vasco da Gama e o Santos, do Brasil. Isto é para as pessoas verem a importância das Afrotaças na nossa estratégia”. Ismael Diogo esclareceu, a finalizar, que a aposta na conquista da Taça de Angola não significa qualquer manifestação de negação ao Girabola, mas apenas uma estratégia que visa elevar o futebol angolano no contexto continental. “Queremos estar na elite do futebol nacional, contribuir para elevar o nome do país no contexto internacional. Só o facto de participarmos nestas competições já é um prémio para nós, não importa a nossa classificação”.
“Quero mostrar trabalho”
David Dias não podia estar mais feliz no dia da sua apresentação oficial como novo treinador da equipa principal do Santos FC. O antigo técnico do Recreativo da Caála deixou claro o desejo de trabalhar para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Mário Calado nas épocas anteriores. “A minha primeira missão no Santos será procurar mostrar trabalho. O meu objectivo é vencer sempre. Desde o início da minha carreira, sempre disse que era um treinador ambicioso, e estou aqui para ajudar a elevar bem alto o nome do Santos, para formarmos uma equipa muito mais forte”, começou por dizer David Dias, agradecendo, depois, o convite formulado pela direcção de Ismael Diogo para abraçar o projecto do clube. “Estou aqui de corpo e alma para dar o meu melhor e devo agradecer o convite que me foi formulado pelo Dr. Ismael Diogo. Quero dar o meu máximo e trabalhar para que o clube alcance os objectivos que traçámos.
Estou num projecto ambicioso e, para mim, quando se toca na formação não pode deixar de ser uma felicidade. Sei que está toda a gente à espera para ver o que é que o David Dias é capaz de fazer, mas devo assegurar que sozinho não posso fazer nada. Assumi este desafio de comandar a equipa do Santos e estou preparado para este projecto enorme”, assumiu. David Dias enalteceu, por outro lado, a sensibilidade da direcção em proporcionar melhores condições sociais aos jogadores e respectivas famílias. Segundo o novo treinador, este gesto acaba por ser louvável, na medida em que o factor habitação e transporte constituem necessidades prementes na vida de cada atleta. “Acho que deve ser prioridade de qualquer clube garantir o bem-estar do seu atleta. Temos muitos jogadores em Angola que não têm uma casa, e se no passado tivesse havido esta ideia defendida pelo presidente do clube, hoje haveria menos jogadores com problemas de habitação”. PC
Massinga pode reforçar equipa
Ismael Diogo anunciou ontem haver contactos com a direcção do Petro de Luanda, com vista a garantir a transferência do avançado Massinga para o Santos FC. O presidente do clube do Morro Bento garantiu igualmente a vinda de mais jogadores estrangeiros para reforçarem a equipa, mas deixou claro que apenas angolanos terão lugar na equipa. “Não se trata de nenhuma acção xenófoba ou do género, mas o Santos não contrata jogadores estrangeiros. Queremos dar emprego a profissionais angolanos, porque esta é a nossa política”, disse o presidente, que confirmou haver interesse em Massinga. “Estamos a negociar com o Petro a vinda do Massinga para o Santos FC. Este é o único jogador que podemos assegurar estarmos a tentar contratar para reforçar a nossa equipa, entre os que estão a jogar no nosso país. Os restantes vocês saberão quem são a seu tempo”.